UNIÃO DE EVENTOS DA EXPOCACER E ACARPA PROMOVE INTERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO CAFÉ

Realizadas de forma integrada, a 4ª Feira de Negócios da Expocacer e a 24ª edição do Fórum de Mercado e Políticas do Café da Acarpa, nos dias 14 e 15 de maio, em Patrocínio (MG), reuniram produtores, especialistas, lideranças de cooperativas e autoridades em torno de debates estratégicos e soluções voltadas à sustentabilidade e à competitividade do café nacional. O evento conjunto aconteceu no Armazém Unidade II da Expocacer.
A solenidade de abertura contou com as falas de Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineira; de Osvaldo Aparecido (Ninim), presidente da Acarpa; Mariana Veloso, presidente do Conselho de Administração da Expocacer; de Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC); de Gustavo Brasileiro, prefeito de Patrocínio; de Nikolas Elias, presidente da Câmara Municipal de Patrocínio e de Denise Castro, gestora de projetos da Fundaccer, representando o presidente da entidade, Francisco Sérgio de Assis (Serginho).
Com o tema “Economia Verde e as Oportunidades para a Cafeicultura”, o evento teve como foco central as práticas sustentáveis e os caminhos para o fortalecimento do setor diante dos novos desafios globais. Um dos destaques da programação foi o painel “Política Cafeeira: Cenário Nacional e Internacional”, realizado no dia 14, que contou com a participação do presidente do CNC, Silas Brasileiro, e do consultor do Itaú BBA, Cézar de Castro Alves, com mediação de Simão Pedro, Diretor Presidente Executivo da Expocacer. “O debate foi de altíssimo nível. Tivemos a oportunidade de aprofundar a análise sobre os desafios do mercado e de apresentar caminhos viáveis para que o cafeicultor possa enfrentar as adversidades com informação, planejamento e sustentabilidade. Aproveitamos para mostrar um pouco do trabalho do CNC que atua em defesa dos interesses de nossos produtores e cooperativas, mostrando o quanto o cooperativismo é fundamental num mundo globalizado como o de hoje”, afirmou Silas Brasileiro. Segundo ele, a parceria entre Expocacer, Acarpa e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado foi decisiva para o êxito da feira. “A organização foi impecável, e quero parabenizar o diretor presidente Simão Pedro de Lima, toda a equipe da Expocacer, da Acarpa, através do presidente Osvaldo Ninim e da Federação, em nome do presidente Gláucio de Castro, pela excelência do evento. Essa união de forças mostra a maturidade e a capacidade de articulação da cafeicultura do Cerrado Mineiro. É uma referência nacional e internacional”, destacou Silas.
Além dos painéis técnicos, a Feira de Negócios promoveu oportunidades de networking, geração de negócios e difusão de conhecimento, consolidando-se como um espaço essencial para o aprendizado e crescimento do setor cafeeiro.
O Conselho Nacional do Café reforça seu compromisso com iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva e reconhece o papel estratégico de eventos como a Feira de Negócios da Expocacer para a valorização do produtor, a inovação no campo e a construção de políticas sólidas para o futuro da cafeicultura como o que tratamos no Fórum de Mercado e Políticas do Café.
Assessoria de Comunicação CNC / Alexandre Costa
Qual é a sua reação?






