1º Encontro da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro acontece em Serra do Salitre

Mai 21, 2025 - 19:12
 0  32
1º Encontro da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro acontece em Serra do Salitre
grafica

MOTOS E MOTOS

Evento realizado pelo Consórcio Cerrado das Águas promove o protagonismo feminino e o enfrentamento coletivo dos riscos climáticos na agricultura

Por ASCOM CCA

Patrocínio-MG, 20 de maio de 2025. Acontece no dia 24 de maio de 2025, no município de Serra do Salitre (MG), o 1º Encontro da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro promovido pelo Consórcio Cerrado das Águas. O evento reunirá mulheres agricultoras, lideranças comunitárias e agentes da transformação socioambiental no Centro Comunitário do Assentamento Quebra-Anzol. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/rede-de-mulheres-construtoras-de-paisagem-regenerativa-do-cerrado-mineiro/2959606

anuncie aqui
ptc academia

O primeiro encontro, de cinco que acontecerão ao longo do ano, é promovido com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o encontro é um marco importante para fortalecer o protagonismo feminino na construção de paisagens produtivas e sustentáveis, cuja iniciativa está relacionada à construção do corredor regenerativo lançado recentemente pelo Consórcio Cerrado das Águas.

Nesta primeira edição o tema central será “Riscos Climáticos”, trazendo uma discussão urgente sobre os impactos das mudanças do clima na vida de quem produz no campo. O encontro propõe um espaço de partilha, escuta e construção coletiva, onde as participantes serão convidadas a compreender os principais eventos climáticos extremos que afetam suas regiões e propriedades, com base em dados históricos e diagnósticos das bacias hidrográficas locais, com conhecimento de possibilidades e caminhos para sua mitigação.

“Esse evento visa promover o fortalecimento e engajamento do protagonismo feminino nas ações de construção de paisagens regenerativas. Para isso, este primeiro passo, irá apresentar as mulheres a problemática dos Riscos Climáticos, o que já temos enfrentado até hoje e o que temos ainda para enfrentar, como base para que elas compreendam que um problema já está instaurado e, mais que isso, existem ainda oportunidades para que possamos enfrentá-las. Devemos alertar para as questões ambientais, mas trazer a noção de pertencimento territorial, responsabilidade na gestão do recurso hídrico e esperança para continuidade de ocupação produtiva frente às alternativas de práticas agrícolas. Para que isso possa ser possível, de forma mais efetiva, será apresentado ao grupo informações, gerais e locais, em específico das bacias alvo do projeto. A apresentação dos dados climáticos históricos, direcionando o grupo à identificação da influência dos eventos climáticos extremos, bem como o impacto no meio ambiente e suas consequências na segurança da produtividade, dentro do seu território, permitirá às mulheres compreenderem como estes riscos podem afetar diretamente a elas”, detalha Fabiane Sebaio, secretária executiva do Consórcio Cerrado das Águas.

As participantes terão acesso a informações específicas sobre os riscos climáticos mapeados nas propriedades acompanhadas pelo Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), e aprenderão como o Plano de Ação Climática (PAC) tem contribuído para elaborar estratégias de adaptação, preservação e agricultura sustentável no território.

O evento também será uma oportunidade de fomentar o sentimento de pertencimento, responsabilidade sobre os recursos naturais e esperança na permanência produtiva no campo, pilares fundamentais para a regeneração de paisagens e comunidades. A proposta é construir uma rede articulada de mulheres conscientes do seu papel na transição agroecológica e na defesa do Cerrado como um patrimônio vivo.

Sobre os apoiadores

O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) é uma iniciativa internacional que reúne a Agência Francesa de Desenvolvimento, a Conservação Internacional, a União Europeia, a Fundação Hans Wilsdorf, o Fundo Global para o Meio Ambiente, os governos do Canadá e do Japão, e o Banco Mundial. Seu objetivo é garantir a participação ativa da sociedade civil na conservação da biodiversidade.

Já o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) atua como Equipe de Implementação Regional do CEPF, com a missão de fortalecer atores sociais por meio da formação, articulação comunitária e disseminação de conhecimento, promovendo uma sociedade mais justa e sustentável.

Sobre o CCA

O Consórcio Cerrado das Águas é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, como empresas, governo e a sociedade civil. O CCA é uma iniciativa da cadeia produtiva do café que busca construir resiliência hídrica no Cerrado Mineiro, por meio de estratégias que promovam o melhor uso da terra, garantindo a continuidade da produção de café na região e mitigando o impacto das mudanças climáticas.

Por meio do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), a equipe do CCA orienta, apoia e incentiva o produtor na implementação de estratégias para a provisão de serviços ecossistêmicos, com foco na melhoria da oferta dos recursos hídricos a todos os produtores, cujas propriedades são adjacentes a uma determinada bacia, tornando a região resiliente às mudanças climáticas. Como resultado, o CCA possui 202 hectares de área de vegetação nativa conservada, 4 mil hectares de área de agricultura em processo de transição para a agricultura regenerativa e 150 mil pessoas beneficiadas. 

A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, Cofco International, Volcafe, NKG Stockler, Daterra, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo, Starbucks Farmer Support Center e JDE. Além disso, a plataforma possui os parceiros-chaves como a Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e a Prefeitura Municipal de Coromandel. 

Saiba mais acessando: http://cerradodasaguas.org.br

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

motos e motos