DE OLHO EM 2026, PL ARTICULA CANDIDATURA AO SENADO COM TRÊS NOMES MINEIROS NA MESA 

Mai 6, 2025 - 15:37
 0  64
DE OLHO EM 2026, PL ARTICULA CANDIDATURA AO SENADO COM TRÊS NOMES MINEIROS NA MESA 
Cristiano Caporezzo, Eros Biondini e Domingos Sávio são cotados para disputar Senado pelo PL / Foto: Daniel de Cerqueira e Joao Godinho/O Tempo / Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
LAVANDERIA


Partido não pretende concorrer às duas vagas que estarão livres para Minas Gerais no pleito, logo, apenas um candidato deve ser escolhido
 

MOTOS E MOTOS

Por Lara Alves e Leticya Bernadete
Com as articulações para as eleições de 2026 já em curso, o PL de Minas Gerais terá que tomar uma decisão sobre quem lançará como candidato ao cargo de senador. Até então, pelo menos três nomes estão no páreo para a disputa: os deputados federais Domingos Sávio e Eros Biondini, e o deputado estadual Cristiano Caporezzo. Entretanto, apenas um deve ser escolhido. O partido não pretende concorrer às duas vagas que estarão livres para Minas Gerais no pleito.
Nos bastidores da legenda, uma ala defende Caporezzo, enquanto outra diz não haver favoritismos. Dos três, Biondini é o mais categórico sobre os planos para 2026. Se não for escolhido pelo PL para concorrer ao cargo, ele cogita deixar o partido. Nos bastidores, Biondini é enfático sobre o próprio futuro político e o Senado à vista é sua grande prioridade. O parlamentar foi questionado sobre isso durante o programa Café com Política, exibido no dia 28 de abril. Ele nega a informação de que pretende deixar o PL, mas reforça que espera que a legenda chegue a um consenso em torno de seu nome.
Caporezzo, por sua vez, oficialmente é pré-candidato ao cargo de deputado federal. A ideia é que ele faça uma troca com o deputado federal Junio Amaral (PL), que concorrerá à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Apesar do acordo com Amaral, Caporezzo se mantém à disposição para concorrer ao Senado. O parlamentar defende que essa decisão parta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Vivemos um momento decadente da história do Brasil onde o STF tem agido no atropelo da própria lei, rasgando a constituição e humilhando o Poder Legislativo. Bolsonaro terá que avaliar qual nome possui os melhores predicados para ser senador e fazer frente a esse enorme problema. Se for o meu, com certeza assumirei essa grande e perigosa responsabilidade com abnegação e coragem”, diz o deputado estadual. Nos bastidores, uma ala do PL tem Caporezzo como o nome mais indicado para disputar o Senado. Entre os motivos está a proximidade com Bolsonaro e, como apurado pelo Aparte, o posicionamento do parlamentar frente às pautas defendidas pelo partido e projetos no Congresso Nacional. Na avaliação dos integrantes da sigla, o presidente do PL em Minas, Domingos Sávio, teria uma postura mais “moderada”, o que preocuparia o partido diante de uma posição como senador.
Na contramão, outra ala não vê favoritismos. Pelo contrário, Domingos Sávio estaria com mais vantagem em relação a Caporezzo, principalmente diante da relação que mantém com os filiados estaduais, os prefeitos mineiros e o empresariado. Conforme interlocutores, a escolha do candidato ocorrerá considerando o contexto político como um todo, porém, uma possível indicação de Bolsonaro teria mais peso na corrida.
O impacto do apoio do ex-presidente também dependerá da conjuntura nacional. A força de Valdemar Costa Neto, presidente do partido, e a inelegibilidade de Jair Bolsonaro também entrariam no cálculo. Um eventual apoio do PL à candidatura de outro nome - Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), por exemplo - para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas deve movimentar o tabuleiro em Minas Gerais.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

motos e motos