SINDIJORI/MG PROMOVEU O 3º CONECTA COM MINAS

Nov 14, 2025 - 10:46
 0  74
SINDIJORI/MG PROMOVEU O 3º CONECTA COM MINAS
Presidente Rodrigo Fernandes em uma de suas falas durante o evento (foto: Melquinho)

A terceira edição do Conecta Com Minas reuniu empresários, jornalistas e autoridades no BH Shopping, em Belo Horizonte, na última segunda-feira. O secretário de Comunicação, Bernardo Santos, falou sobre os desafios da mídia regional e a importância do protagonismo do interior. Com o objetivo de fortalecer a integração do setor, essa versão do Conecta Com Minas contou com o apoio da FIEMG, Codemge, Amirt, Sert, Sinapro e Sepex, reforçando a união das principais entidades da comunicação mineira.
O diretor de Negócios da Intelly e do produto iSend, Deivis Tavares, ministrou duas palestras para a grande plateia, falando sobre os “Desafios da Comunicação na Era das Grandes Mudanças” e “Caso de Sucesso: Rede SINDIJORI-MG de Notícia”. A representante da agência Content Box, jornalista Maíra Monteiro, também destacou novas oportunidades de parceria e de distribuição de conteúdo jornalístico regional, voltadas especialmente aos veículos associados do sindicato.
Durante a solenidade, aconteceu também a posse da nova diretoria do SINDIJORI/MG, eleita para o período 2025/2029, composta por: Rodrigo Fernandes (reeleito ao cargo de presidente), Carlos Antônio Alonso (vice- presidente). Conselho fiscal: Antônio Claret, Elberty Valadares, Vagner Donizette e Wilmar Silva. Heny de Souza (diretora adjunto), Paulo André Nacife (delegado) José Vicente Alves (diretor administrativo), Márcio Borges (diretor financeiro), Marcelo Luis da Silva (diretor adjunto), Thiago Rocha e Veronici de Mattos (delegados suplentes).
Em seu discurso, Rodrigo reafirmou o compromisso da entidade com a defesa dos veículos regionais. “O Conecta Com Minas é mais do que um evento, é um movimento de valorização da imprensa mineira. Nosso papel é integrar, fortalecer e promover novas oportunidades de negócios para o setor”, disse o presidente.   

                

JORNAL DE PATROCÍNIO SE FEZ PRESENTE 

  O Jornal de Patrocínio Impresso, o Site JP e a Gráfica JP marcaram presença no evento, representados pelo diretor-presidente Joaquim Correia Machado Filho e o gráfico Júnior Martins Borges.  Para o presidente do Sindicato, Rodrigo Fernandes, o JP, como é carinhosamente chamado é motivo de orgulho. “A mídia impressa está se reinventando; a mídia digital também tem recebido muitos investimentos e possui um potencial tremendo. Os veículos do interior são os verdadeiros interlocutores das cidades, dos municípios onde estão inseridos”, destacou Fernandes.

CONTEÚDO PROMOVIDO 
O presidente explicou que o Sindijori-MG é hoje a maior rede de comunicação impressa e digital do estado, com mais de 140 portais associados, sendo 103 automatizados pelo plugin Colônia Minas Gerais, além de 72 jornais impressos. “Todos esses jornais vêm se estruturando e se consolidando no interior. Ou seja, os veículos de comunicação ligados ao Sindijori estão fortalecidos, já superaram os sobressaltos do setor e se tornaram verdadeiras referências nas comunidades onde atuam”, completou.
Segundo Estado mais populoso do País, Minas Gerais conta atualmente com 21.393.441 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fernandes explica que o sindicato alcança cerca de 45% da população mineira e ressalta que o diálogo vai além da publicidade, estendendo-se ao contato diário com o cidadão por meio do portal digital, rádio, jornal e televisão.

DESAFIOS E SOLUÇÕES EM PAUTA
Apesar do alcance e das conquistas recentes, Rodrigo Fernandes reconhece que ainda há desafios a serem superados, mas destaca que as potencialidades do setor são maiores e que, ao somar esforços, é possível encontrar soluções conjuntas.
O secretário de Comunicação do Estado de Minas Gerais, Bernardo Santos, também reconhece os desafios, mas demonstra otimismo quanto à busca por soluções a partir da atuação do sindicato e dos serviços prestados pela entidade. Ele ressalta que o Sindijori-MG desempenha um papel fundamental ao identificar as dificuldades enfrentadas pelo setor e contribuir para o seu desenvolvimento. Santos reforça ainda a necessidade de diálogo constante entre o setor público e o privado, destacando a importância da mediação e da construção de uma comunicação equilibrada entre os diferentes interesses e demandas. “A gente, às vezes, não agrada todo mundo. Somos obrigados a tomar essas decisões para gerir bem o recurso público, mas temos dialogado e chegado a bons termos.”

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow