FLORADAS EXUBERANTES PARA A SAFRA DE 2026
Os cafezais de Minas Gerais, a principal região produtora de café arábica do mundo, apresentaram floradas exuberantes para a safra de 2026, um primeiro passo visualmente positivo para a próxima colheita. No entanto, o otimismo inicial é cauteloso, pois o sucesso do pegamento e do desenvolvimento dos frutos depende diretamente de chuvas mais regulares, que têm estado escassas em uma parte significativa do parque cafeeiro.
Este momento é crucial, pois o mundo espera uma boa produção brasileira em 2026 para recompor seus estoques, que estão em níveis baixos. A situação é mais preocupante na região do Cerrado Mineiro, onde mais da metade da área cultivada não é irrigada e as temperaturas têm ficado acima de 30 graus Celsius. Conforme um cafeicultor e consultor da região, as chuvas não tiveram continuidade e não há previsão de precipitações significativas para os próximos 15 dias, o que representa um grande desafio para as lavouras de sequeiro que estão com floradas intensas.
Enquanto isso, no Sul de Minas, maior região produtora do Brasil, o cenário é um pouco mais favorável. As chuvas dos últimos dias induziram uma florada considerada bonita, e o clima, por enquanto, está adequado para o pegamento. A previsão meteorológica para os próximos 15 dias indica volumes de chuva superiores aos do Cerrado, embora ainda seja cedo para uma avaliação definitiva sobre o sucesso da frutificação. De modo geral, o setor acompanha com esperança, mas aguarda ansiosamente por mais chuvas para garantir o potencial produtivo que as floradas prometem.
Fonte: Reuters, Notícias Agrícolas e curadoria de informações equipe de MKT FG Corretagens.
Qual é a sua reação?






