DIFERENÇA DE VALORES ENTRE HOSPITAIS PODE TRAVAR AMPLIAÇÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS EM PATROCÍNIO

DIFERENÇA DE VALORES ENTRE HOSPITAIS PODE TRAVAR AMPLIAÇÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS EM PATROCÍNIO

Jun 16, 2025 - 09:17
 0  258
DIFERENÇA DE VALORES ENTRE HOSPITAIS PODE TRAVAR AMPLIAÇÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS EM PATROCÍNIO
Santa Casa e Med Center podem atender juntos, mas divergência nos valores repassados pode comprometer expansão dos serviços
grafica


Convênio com Santa Casa está em andamento e possível adesão do Med Center gera impasse por possível disparidade nos preços a serem pagos pela Prefeitura

MOTOS E MOTOS

Da Redação da Rede Hoje

anuncie aqui
ptc atençao socio

A Prefeitura de Patrocínio anunciou a ampliação do acesso da população às cirurgias eletivas, com a efetivação de um convênio com a Santa Casa de Patrocínio, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Paranaíba (CISPAR). O objetivo é diminuir a fila de espera por procedimentos considerados essenciais, embora não emergenciais. O Hospital Med Center manifestou interesse em integrar a iniciativa, o que poderia acelerar o ritmo dos atendimentos. No entanto, uma divergência nos valores acertados com cada hospital pode colocar o projeto em risco.   Segundo apuração da Rede Hoje, o Município pagará valores diferentes para a Santa Casa e para o Med Center, mesmo em procedimentos semelhantes.

QUESTIONAMENTOS 
De acordo com levantamento da reportagem, os valores pactuados por cirurgia com o hospital privado seriam superiores aos que serão pagos à instituição filantrópica. Se houver essa discrepância pode motivar questionamentos administrativos e judiciais por parte das instituições envolvidas, o que, por sua vez, atrasaria ou inviabilizaria o início da execução do convênio com os dois hospitais simultaneamente.
Apesar da tensão nos bastidores, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que a intenção do Município é contar com as duas instituições. Segundo a pasta, a demanda reprimida é grande e, com a adesão do Med Center, seria possível reduzir significativamente o tempo de espera para cirurgias como retirada de vesícula, correção de hérnias, catarata e intervenções ortopédicas leves.
As cirurgias serão distribuídas com base em critérios técnicos e de prioridade clínica, observando o tempo de espera e a gravidade dos casos, conforme os protocolos médicos da rede pública.
Além do esforço com os hospitais, a Administração Municipal segue investindo na estrutura da atenção básica, com a construção de quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As UBS dos bairros Matinha e Nações devem ser entregues nos próximos três meses, enquanto as dos bairros Congonhas e Dona Diva devem ser concluídas até o início de 2026.

POLICLÍNICA
Outra frente de atuação é a reestruturação da antiga Policlínica, que será transformada em sede para o PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). A nova unidade terá melhor infraestrutura, com foco no atendimento de pacientes da zona rural.

QUARTO ANDAR
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde informa que está em andamento a ampliação de leitos no 4º andar da UPA 24h. Após a finalização da obra, o espaço será repassado à Santa Casa, que ficará responsável pela gestão dos atendimentos hospitalares no local. O Município prepara, ainda, a compra dos equipamentos e insumos necessários para funcionamento da nova ala. O conjunto de medidas busca acelerar atendimentos, melhorar a infraestrutura e garantir que os cidadãos tenham acesso a serviços de saúde com mais agilidade e dignidade.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

motos e motos