COMPIR PASSA E INTEGRAR NA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) deixou a Secretaria de Cultura e passou a integrar a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. A mudança marca uma nova fase para o órgão, com o objetivo de fortalecer as ações voltadas para a igualdade racial e a promoção de direitos fundamentais.
Na última terça-feira, uma reunião entre o prefeito Gustavo Brasileiro e membros do COMPIR definiu a transição. Participaram do encontro Cícero José dos Santos, presidente do COMPIR; Revalina Aparecida, vice-presidente do Conselho; Evanete Lima, secretária;Henrique, representante da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania; Rogério Neles, diretor da pasta; e Ana Valéria Resende Cunha, secretária de Cultura.
A vice-presidente do COMPIR, Revalina Aparecida disse que a mudança permitirá que o Conselho amplie sua atuação dentro da nova secretaria. Segundo ela, foi discutida a importância da criação de uma Diretoria de Igualdade Racial, além do compromisso do prefeito com a pauta.
Outro ponto abordado foi a necessidade de um espaço físico para que o COMPIR possa realizar suas atividades de forma estruturada. A solicitação foi apresentada à administração municipal, que estuda a viabilidade da demanda. Foi sugerido que o COMPIR atualize sua composição, escolhendo os novos membros, especialmente representantes do poder público, para fortalecer o trabalho do Conselho na promoção da igualdade racial.
A transição busca integrar as iniciativas do COMPIR às políticas públicas da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, visando ampliar o alcance das ações de combate à discriminação racial e promoção da equidade social no Município.
Com essa mudança, o Conselho passará a atuar de forma alinhada com outras iniciativas voltadas à garantia de direitos e ao fortalecimento da cidadania, promovendo ações conjuntas com demais órgãos municipais e a sociedade civil.
Qual é a sua reação?






