Nossa Senhora da Abadia: Basílica de Romaria recebe esculturas dos 12 apóstolos

As peças foram instaladas na praça em frente à basílica e cada uma tem cerca de 2,6 metros, pesando até 300 quilos.
Se durante as celebrações em homenagem à Nossa Senhora da Abadia em 2023 a novidade era a elevação do santuário à basílica, em 2024 os devotos e peregrinos que chegarem à Romaria serão recepcionados pelos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Ou melhor, esculturas que os representam.
As estátuas que têm 2,6 metros e pesam até 300 quilos foram instaladas circundando a praça da basílica. Elas foram esculpidas pelo escultor Carlos Pietá em resina estrutural com fibra de vidro, seguindo o estilo barroco italiano.
“Antigamente, se usava muita pedra, mas no Brasil nós temos uma certa dificuldade com matéria prima e ela é muito cara, que seria o mármore. Geralmente as peças que conhecemos dos grandes mestres barrocos foram feitas em mármore. O difícil mesmo é harmonizar uma escultura para que ela fique bonita”, disse Pietá.
“Enxergar que as pessoas veem beleza em algo que você fez é gratificante. Não tenho palavras para descrever”, afirmou Carlos Pietá.
O trabalho de modelagem começou em agosto de 2023, ou seja, a produção durou quase um ano. Os 12 apóstolos se uniram às três esculturas que já existiam em frente à basílica desde 2022: os arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel.
“A nossa igreja é fundada sob o alicerce dos apóstolos. Entre eles, São Pedro, que foi aque-le que Jesus deu a sua sucessão para ele continuar sua obra. Para nós, são os doze apóstolos que fundaram a igreja e, por isso a sua importância”, finalizou o reitor da Basílica de Nossa Senhora da Abadia, padre Márcio Ruback.
Qual é a sua reação?






