PATROCÍNIO – Hoje, 20 de janeiro, o Sindicato dos Mineradores (Metabase) realizou uma mobilização na entrada da Mina da Mosaic, próxima à região de São Benedito. A manifestação foi motivada pelo descumprimento de duas cláusulas fundamentais do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2027 pela empresa terceirizada Maserv.
As irregularidades apontadas são:
Cláusula 1.6 – Hora Ficta Noturna: A legislação e o acordo coletivo garantem que a hora trabalhada entre as 22h e as 5h seja reduzida (onde 52 minutos e 30 segundos equivalem a 1 hora integral). Segundo o sindicato, a empresa está ignorando esse cálculo, deixando de pagar o valor devido pelo desgaste do trabalho noturno.
Cláusula 1.4 – Vale Lanche: O sindicato reforça que o direito à alimentação é básico para garantir a dignidade e a energia dos operários. O descumprimento desta cláusula é visto como um desrespeito direto ao bem-estar da categoria.
Estado de Alerta: Até que o acordo seja integralmente cumprido, os funcionários paralisarão o expediente por 2 horas diárias em cada turno. Segundo informativo do Metabase, a empresa já foi notificada e a categoria permanece em estado de alerta. Caso não haja solução imediata, a mobilização poderá ser intensificada. "Não aceitaremos esse calote", afirma a nota do sindicato.