OUTUBRO ROSA ALERTA MULHERES PARA IMPORTÂNCIA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre a doença que afeta mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo: o câncer de mama. É o segundo tumor mais frequente nas mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No Brasil, são esperados mais de 73 mil novos casos da doença só em 2024, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A boa notícia é que a maioria dos casos tem boa resposta aos tratamentos, especialmente se o diagnóstico for feito de maneira precoce. Para conscientizar as mulheres e reforçar a importância da prevenção do câncer de mama, celebramos a campanha Outubro Rosa neste mês de outubro.
A melhor forma de identificar precocemente e tratar a doença é ir regularmente ao especialista. Nem todo nódulo que surge na mama é um câncer. Existem alguns nódulos que podem ser benignos, como fibrodenoma, cistos mamários, lipomas, alterações inflamatórias e hiperplasia epitelial. Se a mulher notar um nódulo na mama, é fundamental que ela procure um médico, especialmente um mastologista, para uma avaliação adequada e realizar os exames que são necessários para diferenciar de um nódulo benigno de um maligno”.
De acordo com Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia, exame de rastreamento do câncer, é indicada para mulheres acima dos 40 anos, uma vez por ano. Já o Ministério da Saúde recomenda a cada dois anos entre os 50 e 69 anos. Abaixo dos 40 anos, a mamografia é recomendada para mulheres com casos da doença na família, ou em caso de identificação de nódulos nas mamas, se o médico achar necessário.
Qual é a sua reação?